Transportes

Grupo PSA será o fornecedor da Toyota para furgões compactos do segmento C-Van

Grupo PSA será o fornecedor da Toyota para furgões compactos do segmento C-Van

A Toyota Motor Corporation (TMC) e o grupo PSA anunciaram na passada semana um reforço da parceria entre as duas empresas. No final de 2019, a PSA passará a ser o fornecedor da Toyota para furgões compactos do segmento C-Van, com a produção centralizada na sua fábrica de Vigo, em Espanha.

Numa nota conjunta enviada às redações, as empresas explicam que “o objetivo desta colaboração é que ambas as empresas tirem proveito dos benefícios do desenvolvimento e da produção partilhada para oferecer Veículos Comerciais Ligeiros Compactos e Médios na Europa. A Toyota irá participar nos custos de desenvolvimento e de industrialização da próxima geração de veículos comerciais ligeiros.”

No âmbito desta joint-venture, já em janeiro de 2021, a Toyota vai adquirir a totalidade das ações da fábrica Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech s.r.o. (TPCA), em Kolin (República Checa), unidade que produz modelos compactos do segmento A.

A fábrica irá, assim, tornar-se numa subsidiária da TME, juntando-se às sete outras unidades de produção que o grupo japonês tem na Europa. A unidade de produção continuará a produzir a atual geração de modelos compactos do segmento A para os dois construtores.

Didier Leroy, Presidente da TMC, sublinha que “o anúncio de hoje [30 de novembro] reflete a complementaridade e a excelente relação entre o Grupo PSA e a Toyota. O acordo permite a cada empresa valorizar os seus pontos fortes e partilhar as tecnologias e os custos de desenvolvimento. O nosso compromisso para com a fábrica de Kolín ilustra a filosofia da Toyota, que é produzir veículos nas áreas onde os comercializamos e também a nossa presença industrial de longo prazo na Europa.”

Já Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA, acrescenta que “estamos a iniciar um novo capítulo na história da nossa parceria bem-sucedida, com benefícios mútuos, que se baseia numa relação de confiança ao serviço dos nossos clientes, bem como das nossas próprias empresas.”