Transportes

Grupo PSA vai investir 25 M€ na fábrica de Mangualde

Grupo PSA vai investir 25 M€ na fábrica de Mangualde

O Grupo PSA pretende investir cerca de 25 milhões de euros na sua unidade de produção de Mangualde para a preparar para a produção de um novo modelo que irá emitir menos CO2, com lançamento previsto em 2023.

A notícia foi avançada por José Maria Castro, diretor-geral da unidade de Mangualde do Grupo PSA, à Lusa. “Estamos a tentar adaptar o produto atual, o carro que temos, às normativas do CO2. Haverá uma versão que irá emitir menos CO2 e estamos a tentar convencer a direção-geral e, trabalhando já com o Governo português e com os trabalhadores da fábrica para, entre todos, conseguirmos ter um projeto a médio prazo e num contexto automóvel, que não é nada simples neste momento, há muitas dificuldades ligadas às emissões, para que tenha um futuro também para Mangualde”, revelou.

José Maria Castro não revelou qual o modelo, mas diz que “é a adaptação de um modelo atual aos novos valores de emissões de CO2”, sendo o objetivo fechar o projeto “nos finais deste ano para poder começar a trabalhar e lançar o carro em 2023. Estamos a imaginar um investimento entre 20 a 25 milhões de euros”, revelou ainda o diretor-geral da fábrica de Mangualde, considerando esta unidade de produção, “a melhor do Grupo PSA”.

Segundo o responsável, o investimento será “sobretudo, para melhorar as instalações e depois a mão-de-obra. Para sermos competitivos e para automatizar, vamos ter indústria 4.0 que, em parte, leva a uma automatização, portanto, mão-de-obra não vamos ter mais. Vamos ter mão-de-obra muito mais qualificada que é também do que precisa este país, porque mão-de-obra é pouca, então, a que temos tem de ser cada vez mais qualificada”.