Mobilidade

Grupo Volvo lança ‘nova geração’ de veículos elétricos autónomos conectados sem fio

Grupo Volvo ‘nova geração’ de veículos elétricos autónomos conectados sem fio

O Grupo Volvo apresentou na passada semana, em Berlim, uma ‘nova geração’ de veículos elétricos autónomos que estão conectados sem fio a um centro de controlo de transporte.

De acordo com o fabricante automóvel, “o centro de controlo monitoriza parâmetros como a localização de cada veículo, carga e nível de carga da bateria, usando esses dados para garantir que a logística geral da frota, bem como o fluxo de mercadorias e veículos, sejam efetivamente os mais eficientes possíveis.”

O sistema foi criado para ser utilizado em áreas caracterizadas por distâncias curtas, grandes volumes de carga e alta precisão de entrega, como, por exemplo, entre centros logísticos.

Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, explica que “este é mais um resultado das soluções empolgantes e inovadoras com as quais estamos a trabalhar na área de automação, eletromobilidade e conectividade. Este veículo mostra o expertise do Grupo Volvo e o empenho no desenvolvimento tecnológico.”

A companhia pretende ainda adaptar a tecnologia a diferentes categorias de veículos, como camiões, máquinas de construção e aplicações marítimas e industriais.