- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

IFE e Câmara Municipal do Porto organizam evento focado na Mobilidade e na nova Economia Digital

Um estudo publicado pela Cisco em 2017 estima que em 2020 existam já cerca 50,1 mil milhões de objetos conectados em todo o mundo, 8,4 mil milhões dos quais só nos Estados Unidos da América, com um valor de mercado anual estimado em cerca de mil milhões de dólares.

O mesmo estudo descobriu ainda que, do lado das organizações, a perceção é de que a Internet of Things (IoT) deverá ter largos benefícios para as empresas: redução de custos, melhores dados para a tomada de decisão, ganhos de produtividade, melhor monitorização dos processos da organização e, no final, uma melhor experiência de cliente.

Parte deste impacto deverá fazer-se sentir na área da Mobilidade, prevendo-se que, em 2025, existam já mais de 450 milhões de veículos conectados à internet em todo o mundo, um número que não parará de aumentar, sobretudo agora que aumenta a ‘consciência verde’ nos consumidores a nível global.

O setor dos Transportes tem sido, aliás, um dos mais preocupados com esta transformação e, nos últimos anos, tem apresentado avanços que deverão conduzir o setor para uma produção quase exclusiva de veículos ‘zero emissões’. Portugal também já está a surfar esta onda e tem vindo ao longo dos anos a reforçar as suas metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa com investimentos em ciclovias e corredores verdes em algumas das maiores cidades do país.

Sem ficar indiferente a estas tendências, a IFE by Abilways e a Câmara Municipal do Porto realizam no próximo dia 4 de julho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a primeira edição do MOB Lab Congress.

Para debater questões chave como IoT, Inteligência Artificial, Big Data, Mobilidade, Segurança e toda a nova Economia Digital, o congresso pretende reunir profissionais dos setores dos Transportes, Tecnologia, Energia, Telecomunicações, Ambiente e Banca para, juntos, co-desenharem o futuro.

Irene Moreira, Strategy & Business Developer da IFE by Abilways e responsável pelo MOB Lab Congress, explica que “hoje olhamos o espaço em que estamos inseridos e queremos que seja facilitador da vida das pessoas, das famílias, das empresas…isto é pensar a Mobilidade. Para nós IFE by Abilways, desenhar o MOB Lab Congress surge como contributo a este movimento de transformação.  Em colaboração e numa organização conjunta com a Câmara Municipal do Porto, construímos um evento diferenciador, que traz aprendizagem e que convida a uma reflexão que junta agentes diferentes, com experiências, opiniões e abordagens distintas, sempre numa atitude de abertura à mudança.”

E como o futuro é de transformação, a organização do MOB Lab Congress criou três formatos de conversa diferenciadores – Sharing Opinions, Sharing Knowledge, Sharing Experiences – que se irão traduzir em debates, apresentações de tendências e partilha de experiências práticas por parte de alguns dos maiores especialistas nestas áreas.

Saiba tudo sobre o MOB Lab Congress no site oficial do evento. [1]