Transportes

Indústria automóvel representa 5,6% do PIB nacional

Vendas de automóveis caem em novembro na UE

O cluster da indústria automóvel é responsável por 5,6% do Produto Interno Bruto português e representa 20% das exportações de bens transacionáveis e 27% dos empregos gerados na indústria transformadora nos últimos cinco anos. As conclusões constam de um estudo sobre a indústria automóvel em Portugal apresentado pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel e que indica que o setor gerou um volume de negócios de 10 250 milhões de euros.

Segundo o estudo, os números da produção anual estimam que, até 2020, o número de veículos produzidos em Portugal cresça mais de 100%, para um total de 300 mil unidades. Por detrás deste crescimento estão a produção do modelo T-Roc (na Volkswagen Autoeuropa), do K9 (na PSA Mangualde), do primeiro camião 100% elétrico Mitsubishi Fuso Trucks e o aumento de veículos ‘verdes’ na Caetano Bus.

Até 2020, 92 milhões de veículos em todo o mundo já deverão ser conectados com sistemas de comunicação móvel.

O estudo agora publicado revela ainda que, até 2020, 92 milhões de veículos em todo o mundo já deverão ser conectados com sistemas de comunicação móvel e, até 2021, 35 milhões de condutores em todo o mundo usarão sistemas de carsharing.

Por outro lado, estima-se que a impressão 3D permita personalizar os veículos à medida dos utilizadores e que até 2035 existam 21 milhões de veículos autónomos em circulação nas estradas.