Quantcast
Transportes

Iveco e Nikola assinam colaboração com Porto de Hamburgo para camiões elétricos

A Iveco, a marca de veículos comerciais da CNH Industrial, e a Nikola Corporation assinaram um Memorando de Entendimento com a Hamburg Port Authority AöR (HPA, Autoridade Portuária – Porto de Hamburgo) no âmbito da inauguração da sua fábrica conjunta em Ulm, Alemanha. Em comunicado, as empresas revelam que o acordo declara a intenção conjunta de se associarem em duas fases, abrangendo até 25 veículos elétricos a bateria (VEB) Nikola Tre para entrega à Autoridade Portuária no decorrer de 2022.

A primeira fase envolve testes dos VEB Nikola Tre no porto para operações de transporte e logística, juntamente com soluções de carregamento de elevado desempenho. Uma segunda fase mais definitiva do projeto de parceria prevê a integração total dos veículos VEB nas operações portuárias, a instalação de infraestruturas de carregamento e o apoio ao serviço no local, incluindo os principais fornecedores. Os veículos previstos para estas duas fases serão a versão americana do Nikola Tre com permissões especiais para operações portuárias.

“Hamburgo tem como objetivo tornar-se mais amiga do clima no contexto da estratégia a longo prazo da UE, de forma a obter um estatuto neutro em termos de carbono até 2050. É desejo do Porto tornar-se no primeiro do seu género a implementar inovações técnicas como projetos-piloto””, declarou o Diretor Executivo da Autoridade Portuária de Hamburgo, Jens Meier.

Já o CEO da Nikola, Mark Russell, revela que “está também a trabalhar num programa semelhante nos Estados Unidos. Estes tipos de acordos de referência continuam a reforçar a mudança global que está a desenvolver-se no sentido de um novo futuro com zero emissões”.

Por sua vez, o Presidente de Veículos Comercias & de Veículos Especiais da CNH Industrial, Gerrit Marx, disse que “o maior porto marítimo da Alemanha em volume é o local perfeito para demonstrarmos o desempenho e a competitividade do Nikola Tre”.