Mobilidade

Lisboa já tem um serviço de bike sharing

O projeto-piloto de bike sharing da EMEL arrancou esta quarta-feira (21 de junho) no Parque das Nações, em Lisboa. Numa primeira fase, o serviço de mobilidade vai disponibilizar 100 bicicletas num total de dez estações naquela zona de Lisboa.

De acordo com a EMEL, “nesta fase, os primeiros voluntários inscritos no projeto vão poder testar o serviço de forma gratuita, fazendo depois recomendações que poderão ser incorporadas na solução final.”

Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL, explica que o objetivo do projeto “é contribuir para uma melhor qualidade de vida de residentes e visitantes. A rede de bicicletas partilhadas começa hoje a ser testada por voluntários, mas a curto prazo será uma opção de transporte público que proporcionará uma nova mobilidade, fácil e simples”.

A rede de bicicletas partilhadas será posteriormente alargada a outras zonas da cidade de Lisboa que “revelem aptidão ciclável”, explica ainda a EMEL. No total, serão disponibilizadas 1410 bicicletas em 140 estações – 92 no Planalto Central da cidade; 27 na Baixa e Frente Ribeirinha; 15 no Parque das Nações; e 6 no Eixo Central (que abrange as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade).