Transportes

Lisboa recebe financiamento de 4,5 M€ da Comissão Europeia para melhorar sistema de transportes

Lisboa recebe financiamento de 4,5 M€ da Comissão Europeia para melhorar sistema de transportes

A Comissão Europeia vai conceder um financiamento de cerca de 4,5 milhões de euros a Lisboa para a melhoria do sistema de transportes. Este financiamento prevê o desenvolvimento de um sistema digital de partilha de dados que permita converter a informação deixada pelos utilizadores em medidas concretas para melhorar a rede e o sistema de transportes da cidade.

O financiamento é proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e foi atribuído depois de a capital ter concorrido ao concurso Ações Urbanas Inovadoras, uma iniciativa promovida pela região francesa de Hauts-de-France, em colaboração com a Comissão Europeia.

Lisboa foi uma das cidades escolhidas na categoria de transição digital, com um projeto da empresa VoxPop, com o objetivo de “facilitar a apresentação de comentários dos utilizadores para melhorar o sistema de mobilidade da cidade”.

Este sistema de partilha de dados vai permitir converter a informação deixada pelos utilizadores em medidas concretas para melhorar o sistema de transportes ao nível do planeamento, operação e manutenção, proporcionando, adicionalmente, “serviços avançados de mobilidade centrados no utilizador”.

O projeto de mobilidade urbana vai ser gerido pela EMEL e contará com a participação da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da ARMIS, da Beta-i, da Deloitte Portugal e da OTLIS.