Transportes

MAN e DB Schenker iniciam teste conjunto de platooning

MAN e DB Schenker iniciam teste conjunto de platooning

A DB Schenker, a MAN Truck & Bus e a Universidade Fresenius vão utilizar camiões ligados em rede pela primeira vez numa aplicação prática na indústria da logística. Esta iniciativa está integrada num teste de platooning conjunto entre a MAN e a DB Schenker.

O platooning é um sistema através do qual dois camiões se deslocam em conjunto na autoestrada, com a ajuda de sistemas de assistência técnica de condução e controlo. Neste sistema, todos os veículos estão ligados entre si através de um ‘reboque’ eletrónico baseado na comunicação entre veículos.

“A condução autónoma e em rede vai alterar profundamente o transporte rodoviário. Este projeto vai testar o platooning pela primeira vez em operações logísticas diárias. Estamos muito felizes por poder integrar os veículos nos testes operacionais”, refere Ewald Kaiser, Chefe de Operações da DB SChenker.

Já Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus, sublinha que “já provámos que a tecnologia de platooning funciona em diversos projetos anteriores, como o European Truck Platooning Challenge em 2016. Adaptar esta tecnologia a condições reais do dia-a-dia no sector logístico é o desafio que agora enfrentamos.”

Esta parceria, estabelecida em maio de 2017, irá permitir, segundo as empresas, “o teste de comboios de camiões por um período de vários meses, como parte das operações da DB Schenker em condições de trânsito reais na autoestrada A9 entre Munique e Nuremberga. Esta será também a primeira vez que motoristas profissionais da DB Schenker vão substituir os motoristas de teste ao volante dos camiões. As suas experiências e avaliações do platooning são o ponto central do trabalho na Universidade Fresenius, que oferece o apoio científico para os test drives como terceiro parceiro deste projeto.

Quando a fase de treino deste projeto estiver terminado, serão efetuados testes semanais e, posteriormente, diários, que incluirão operações regulares com carga ao longo de 2018. Os comboios de camiões vão deslocar-se até três vezes por dia entre os centros logísticos da DB Schenker de Munique e Nuremberga.