Transportes

Marcas da SIVA generalizam desinfeção com ozono

VW_Caddy

As redes de concessionários da Volkswagen, da Audi, da ŠKODA e da Volkswagen Veículos Comerciais passam agora a aplicar em todas as suas oficinas a desinfeção de veículos com recurso ao ozono.

O atual contexto de pandemia levou à criação de novos serviços no setor automóvel e um dos mais valorizados pelos clientes é a desinfeção de veículos quando estes são sujeitos a intervenções nas oficinas, de forma a reduzir os riscos de contaminação da COVID-19.

O ozono é um gás com fortes capacidades desinfetantes, possuindo um odor semelhante ao do cloro, mas sendo mais eficaz do que este. Segundo a Organização Mundial de Saúde, concentrações mínimas, de apenas 1ppm (partes por milhão), eliminam cerca de 99% dos microrganismos tais como vírus, fungos, bactérias ou odores.

O processo de desinfeção dos veículos desenrola-se essencialmente em 2 fases: (i) o gerador de ozono é ativado dentro do veículo com portas e janelas fechadas, após ter sido ligado o ar condicionado entre os 15 e os 20 graus centígrados, elevando o nível de concentração de ozono acima de 1ppm; (ii) o gerador é desligado, o ar circula e o processo de diluição inicia-se, fazendo baixar a concentração do ozono para níveis sem risco para a saúde humana que é de 0,06 ppm.

Com esta baixa concentração, o ozono rapidamente se transforma em oxigénio permitindo desfrutar de ar limpo, fresco e livre de germes no interior do veículo.

Esta operação demora cerca de 10 minutos e é gratuita, nesta fase de lançamento do serviço, até 31 de agosto, para os clientes da Volkswagen, Audi, ŠKODA e Volkswagen Veículos Comerciais, que visitarem a rede de oficinas autorizadas para a realização da manutenção da sua viatura.