Transportes

Michelin e General Motors desenvolvem pneu sem ar

Michelin e General Motors desenvolvem pneu sem ar

A Michelin e a General Motors apresentaram esta semana, durante a conferência ‘Movin’On Mobilidade Sustentável’, que decorre em Montreal, no Canadá, o seu protótipo para uma nova geração de pneus sem ar comprimido para veículos automóveis.

O Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System), como se deverá chamar, representa a visão das empresas “a favor da mobilidade durável” e deverá chegar ao mercado já em 2024.

De acordo com as empresas, este novo pneu resulta de dez anos de investigação e é “uma estrutura única que junta componente de borracha, alumínio e resina, além de alta tecnologia (não especificada)”, o que o torna “extremamente leve e resistente”.

Eric Vinesse, Executive Vice President, Research & Development da Michelin, sublinha que esta tecnologia permite eliminar o risco de perfurações, “deixando de haver viaturas estacionadas na beira da estrada para trocar o pneu furado”, além de reduzir a poluição ambiental dado que atualmente são dispensados “mais de 250 milhões de pneus no mundo”.