Quantcast
Transportes

Navio autónomo e de emissões zero em testes na Noruega

Yara

O transporte de carga por via marítima poderá estar prestes a mudar completamente de face. Segundo o noticiado internacionalmente, até por cadeias como a CNN, uma empresa norueguesa construiu aquele que diz ser o primeiro navio autónomo de transporte de carga com zero emissões.

Falamos do Yara Birkeland, desenvolvido pela empresa de produtos químicos Yara International que estará, até ao final do ano, em testes, transportando cargas entre duas cidades norueguesas.

Com a indústria de transporte marítimo de cargas a contabilizar entre 2,5% a 3% do total de emissões de gases com efeito de estufa, este poderá ser o pontapé de saída para uma nova era.

Desenvolvido desde 2017, o navio foi criado em parceria com a empresa de tecnologia Kongsberg Maritime e o estaleiro Vard. O Yara Birkeland é capaz de carregar 103 contentores a velocidade máxima de 13 nós, usando uma bateria de 7 MWh, com “cerca de mil vezes a capacidade de um carro elétrico”, de acordo com Jon Sletten, gestor da fábrica da Yara em Porsgrunn, Noruega .

Segundo explica este responsável, a bateria deste navio será carregada no cais “antes de navegar para portos de contentores ao longo da costa e depois voltar, substituindo 40.000 viagens de caminhão por ano”.