Mobilidade

Número de veículos elétricos nas estradas nacionais duplica num ano

Número de veículos elétricos nas estradas nacionais duplica num ano

Em apenas 12 meses, o número de veículos elétricos que circulam nas estradas portugueses duplicou. As vendas de automóveis elétricos no país cresceram cerca de 148,4% em 2018 e já representam 1,8% das vendas totais de ligeiros de passageiros em Portugal, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em 2017, de acordo com dados da associação, existiam em Portugal 3698 veículos ligeiros de passageiros elétricos. Um ano depois o número é já de 7771.

No ano passado, as vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos chegaram as 4073 unidades, mais 148,4% do que no período homólogo.

De acordo com um estudo recentemente publicado pela LeasePlan, Portugal ocupa já a 8ª posição entre os países mais preparados para a entrada nos veículos elétricos nas estradas. A Noruega, a Holanda, a Suécia e a Áustria são os países europeus melhor preparados para a revolução dos veículos elétricos, uma análise que olha para fatores como “a maturidade do mercado de VEs (incluindo também os híbridos plug-in), a maturidade da infraestrutura de VEs, incentivos governamentais e a experiência da LeasePlan com VEs em cada país.”