Ponte móvel de Leixões abre dia 30 de Julho

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A anunciou a abertura da ponte móvel do Porto de Leixões ao tráfego no próximo dia 30, pelas 15h.

A APDL ? Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A anunciou a abertura da ponte móvel do Porto de Leixões ao tráfego no próximo dia 30, pelas 15h.

A nova ponte, que significa um investimento de 14 milhões de euros, possui um vão de 92 m de comprimento.

A sua construção permitiu o alargamento simultâneo do canal navegável de 59 m para 77,5 m, aumentando significativamente a capacidade do Porto de Leixões e tornando assim possível a entrada de navios de maiores dimensões. A leveza desta estrutura e o inovador sistema hidráulico facilitam a sua abertura e fecho, melhorando o tráfego e reduzindo o tempo de espera entre as duas margens do Rio Leça.

Esta nova ponte móvel vai permitir uma maior comodidade para o trânsito pedonal, maior fluidez do tráfego rodoviário, a possibilidade de atravessamento por Minibus de transporte público de passageiros e uma menor frequência de abertura, devido ao calado aéreo, que, sendo mais elevado, permite a passagem de algumas embarcações que obrigavam a abertura da anterior ponte.

Esta obra faz parte do projecto de melhoria das acessibilidades marítimas previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões, que permitirá aumentar significativamente a capacidade de resposta e competitividade do Porto de Leixões, uma vez que proporcionará o acesso a navios de maiores dimensões, como é o caso dos panamax.