Portos

Porto de Aveiro recebe 7,38 milhões de investimento público

Porto de Aveiro recebe 7,38 milhões de investimento público

Foi recentemente publicado em Diário da República e também no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio do concurso público internacional para a construção de um cais acostável de navios no Porto de Aveiro. O cais destina-se a servir a Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, uma sub-holding da A. Silva Matos, unidade situada no Porto de Aveiro.

O preço base do procedimento é de 7.380.000.00 euros, tendo sido fixado o prazo máximo de execução de 330 dias.

Recorde-se que a 25 de novembro de 2017, em cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, se procedeu à assinatura do contrato de concessão para a construção e instalação de uma Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore situada no Porto de Aveiro.

O contrato então assinado integra-se na Estratégia do Governo para o Aumento da Competitividade Portuária- Horizonte 2026 que o Ministério do Mar lançou em 2016, sendo um projeto estratégico para a concretização de um Cluster Nacional de Energias Renováveis Offshore.

A nova unidade produtiva, que já se encontra pronta a laborar, representa um investimento de 29 milhões de euros, destinando-se à produção de torres eólicas, peças de transição e fundações offshore, gerando 105 postos de trabalho.