- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Porto de Setúbal chega a acordo para aumentar número de trabalhadores efetivos

“Já existe acordo” entre o Governo, o sindicato e as empresas que operam no Porto de Setúbal. [1] As palavras são da ministra do Mar, que este domingo revelou que ficou acordado um aumento do número de trabalhadores efetivos daquela infraestrutura portuária.

Em entrevista à Antena 1/Jornal de Negócios, Ana Paula Vitorino afirmou que considera “excessivo e incompreensível” o número de trabalhadores eventuais no porto de Setúbal [2], explicando que já houve acordo para aumentar o número de trabalhadores efetivos.

“Aquilo que se passa a nível nacional, que é muito semelhante aos indicadores que existem a nível internacional, é que existem dois terços de efetivos e um terço de trabalhadores eventuais para fazer face aos picos. No entanto, em Setúbal existe uma situação que é ao contrário, em vez de haver dois terços de efetivos existem dois terços de trabalhadores eventuais, o que é de facto excessivo e incompreensível”, referiu a ministra do Mar.

O Porto de Setúbal está parado há cerca de um mês devido à greve dos estivadores, que têm estado em protesto contra a situação de precariedade que se vive naquela infraestrutura portuária.

Ana Paula Vitorino avançou ainda que a próxima reunião, para terminar o acordo, vai acontecer nos próximos dias.