Portos

Porto de Setúbal cresce 5% nos primeiros três meses do ano

Porto de Setúbal cresce 5% nos primeiros três meses do ano

O Porto de Setúbal fechou o 1.º trimestre de 2019 com um crescimento de 5% face ao período homólogo do ano anterior, representando um movimento total de 1,7 milhões de toneladas das quais mais de metade foram para exportação.

Este desempenho positivo face ao 1.º trimestre de 2018 deve-se ao crescimento verificado na carga roll-on rol-off com mais de 89 mil viaturas (crescimento de 18%), na carga contentorizada com 38 mil TEU (mais 0,7%), na fracionada sobretudo por produtos metalúrgicos (mais cerca de 13%) e nos granéis líquidos, essencialmente devido a produtos petrolíferos (mais 116,5%).

O número dos navios que escalaram o Porto de Setúbal subiu 4,2%, mas manteve a média da dimensão dos mesmos, 16 mil GT, relativamente ao período homólogo analisado.

O incremento dos níveis de atividade comercial no Porto de Setúbal neste período foi evidente nos terminais de serviço público, com um crescimento global de 14% (cerca de 70% do volume movimentado no porto), dando sinais de boa recuperação face ao final de 2018.