Portos

Porto de Viana do Castelo recebe investimento de 21,4 M€

Porto de Viana do Castelo recebe investimento de 21,4 M€

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) já arrancou com a primeira de quatro fases de reforço do molhe do porto de Viana, com um investimento estimado em cerca de 21,4 milhões de euros.

De acordo com a APDL, trata-se de “uma obra que será dividida em quatro intervenções executadas por ordem de prioridade”, sendo que “a primeira fase da reformulação do molhe norte do porto de mar de Viana do Castelo representa um investimento superior a 1,4 milhões de euros”. “Ao longo dos seus 40 anos de existência, esta infraestrutura conta com a observação contínua do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”, diz ainda.

Segundo a APDL, a obra do molhe norte “inclui um conjunto de instalações, nomeadamente áreas destinadas à atividade comercial (hotelaria, restauração, estabelecimentos de diversão e lazer), ao exercício da atividade da construção e reparação naval, práticas desportivas e pesca, que representam um elevado peso económico para a infraestrutura portuária nortenha”.

Desde o início deste ano, o porto de Viana do Castelo já movimentou cerca de 213 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 16,3% face ao período homólogo que foi impulsionado, sobretudo, pelas exportações, que representaram 74% da carga movimentada pela infraestrutura.