Portos

Portos nacionais movimentam 85 milhões de toneladas até novembro

Portos nacionais movimentam 85 milhões de toneladas até novembro

Os portos nacionais movimentaram 85 milhões de toneladas de carga até novembro de 2018, uma quebra de 4,4% face ao período homólogo. Os números foram esta semana divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), que revela que esta diminuição foi influenciada pela importação de Petróleo Bruto e Carvão.

Apesar da diminuição do volume de carga, a AMT diz também que os portos nacionais nunca movimentaram tantos contentores como em 2018, com Sines a bater novo recorde ao ultrapassar 1,6 milhões de TEU movimentados. Em sentido inverso, os portos de Lisboa e Setúbal continuaram a cair, “perdas a que não é alheia a instabilidade laboral que se verifica no período em questão”, diz a AMT.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes diz ainda que “no segmento de Contentores, constata-se que o sistema portuário do Continente movimentou cerca de 1,72 milhões de unidades e 2,75 milhões de TEU, correspondentes, respetivamente, a +0,8% e -0,2%, quando comparadas com igual período de 2017, sendo que o número de unidades representa o valor mais elevado de sempre”.

Até novembro de 2018, registaram-se nos portos do Continente um total de 9742 escalas de navios de diversas tipologias (-3,4%) e um volume global de arqueação bruta (GT) de 189,24 milhões (-1,3%).