Transportes

Portugueses criam app para pagamentos multi transporte

Portugueses criam app para pagamentos multi transporte

Já está disponível a plataforma digital portuguesa para pagamentos multi transporte Pick. Em comunicado, os responsáveis pela plataforma revelam que o primeiro contrato comercial já foi assinado com viagens entre Cascais, Sintra e Porto disponíveis a partir de 27 de setembro.

O sistema Pick foi criado pela startup portuguesa Ubirider e permite aos utilizadores planearem viagens, pagarem bilhetes e viajarem para qualquer destino, em qualquer local, usando uma combinação de meios de transporte. A partir de 27 de setembro já será possível comprar viagens através da app para os novos autocarros expresso da Scotturb que fazem conexões diárias entre Cascais, Sintra e Porto.

Além disso, a Pick acaba de receber investimento do Grupo Barraqueiro e de Beatriz Barata da família proprietária da Scotturb em Portugal e do Grupo Guanabara no Brasil.  “O investimento feito pelos dois operadores tem como objetivo o desenvolvimento do sistema Pick, que combina todos os meios de transporte numa única e simples experiência e funciona como uma plataforma independente que conecta passageiros e operadores de transportes”, dizem ainda os responsáveis.

Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Ubirider, empresa que tem como cofundador o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), revela que “o mercado dos transportes tem um potencial imenso na Europa. Todas as semanas circulam cerca de 185 milhões de passageiros na União Europeia, o que representa cerca de 57,6 mil milhões de viagens por ano. Este investimento do Grupo Barraqueiro e da Beatriz Barata não é apenas um marco para a nossa empresa, mas um sinal de que o mercado dos transportes está pronto para soluções novas e inovadoras, que tornam os sistemas de transportes melhores, mais eficientes e mais inteligentes para todos.”