Quantcast
Transportes

Bosch acelera desenvolvimento de células de combustível em parceria com a Qingling

A Bosch anunciou durante esta semana que está a tomar passos para dar crescente importância às células de combustível de hidrogénio, passo que se materializou numa joint venture com a Qingling Motors.

Segundo o explicado em comunicado, “em conjunto com o fabricante de veículos comerciais premium Qingling Motors, a empresa estabeleceu uma joint venture na China, designada Bosch Hydrogen Powertrain Systems (Chongqing) Co. Ltd. A nova empresa irá desenvolver, montar e comercializar sistemas de célula de combustível – os chamados Módulos de Energia de Célula de Combustível – para o mercado chinês”.

Explica também a Bosch que o objetivo é reunir a tecnologia e experiência de mercado de ambos os parceiros e contribuir para o desenvolvimento do mercado chinês de células de combustível e para a transformação da indústria automóvel local.

A produção em pequena escala irá começar na fábrica de Wuxi ainda este ano e, também em 2021, “uma frota de teste de 70 camiões Qingling equipados com o Módulo de Célula de Combustível da Bosch irá fazer-se à estrada”.

“Estamos literalmente a acelerar a industrialização da célula de combustível. Tecnologias inovadoras e parcerias estratégicas são o combustível ideal para atingir rapidamente a meta de tornar o tráfego rodoviário o mais neutro possível para o clima”, afirma Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Bosch e responsável do setor de negócios de Soluções de Mobilidade.

O lançamento no mercado comercial do sistema de célula de combustível está previsto para 2022/2023.