Mobilidade

Renault cria sistema que permite carregar veículos elétricos em andamento

Renault cria sistema que permite carregar veículos elétricos em andamento

A Renault anunciou a criação de um sistema de carregamento dinâmico para veículos elétricos que permite carregar a bateria do veículo em andamento. Fruto de uma parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, este sistema é capaz de carregar 20 kW a uma velocidade de 100 km/h.

A demonstração dinâmica de carregamento teve lugar numa pista de ensaios com um comprimento de 100 metros, construída pela Vedecom em Satory, perto de Paris, no quadro do projeto FABRIC, uma iniciativa que se iniciou em janeiro de 2014 e terminará em dezembro de 2017 e que conta com um consórcio de 25 parceiros, de nove países europeus, onde se incluem construtores de automóveis, fornecedores de equipamentos, fornecedores de serviços e organismos de pesquisa sobre as infraestruturas automóveis.

“Os nossos engenheiros trabalharam em estreita colaboração com as equipas da Qualcomm Technologies e da Vedecom para realizar esta demonstração da integração do sistema de carregamento dinâmico de veículos elétricos no quadro do projeto FABRIC. Nós vemos o carregamento dinâmico como uma das soluções para melhorar e facilitar a utilização dos veículos elétricos”, explica Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos do Grupo Renault.

“Nós somos inventores e por isso queremos carregar os veículos elétricos sem necessitar de fios. Esta demonstração de carregamento dinâmico é a incarnação desta ideia”, acrescenta Steve Pazol, Vice-Presidente e Diretor-Geral da Wireless Charging, Qualcomm Incorporated.