Quantcast
Transportes

Robustez reforçada

Ex-libris da marca nipónica, a nova Hilux aparece para manter a liderança do mercado de pick-ups em Portugal. O novo design vem reforçar uma imagem de robustez que a nova motorização vem confirmar em estrada e fora dela.

Há mais de meio séculos que a Toyota Hilux tem tido uma presença dominante no mercado pick-up mundial. Em Portugal é líder de vendas desde 2013 e em 2019 atingiu uma quota de 30,8% no segmento pick-up, tornando-se líder de vendas pelo sétimo ano consecutivo.

De modo a não perder esse lugar, a Toyota renova o seu ex-libris, combinando o novo design com uma nova motorização 2.8 litros e melhorias no desempenho dinâmico.

Símbolo de robustez, a nova Hilux estreia a versão topo de gama ‘Invincible’, que oferece estilo e níveis de equipamento superiores, sem sacrificar a lendária tripla – Qualidade, Durabilidade e Fiabilidade (QDF) – que fizeram da Hilux uma referência na indústria automóvel.

Design e tecnologia a bordo

A frente da nova Hilux foi completamente redesenhada com uma nova grelha frontal mais tridimensional que está integrada no pára-choques dianteiro e que enfatiza e aumenta de forma significativa a presença em estrada.

Este novo estilo exterior assenta nos novos conjuntos de luzes dianteiros e traseiros em LED, um novo design e acabamento maquinado das jantes de liga leve de 18 “e a adição de uma nova cor exterior – Bronze Oxide.

O interior foi também renovado, apresentando-se a informação agora num novo grafismo para o condutor no ecrã TFT atrás do volante, contando as versões de lazer com um novo sistema multimédia com um ecrã tátil de 8 polegadas. Este sistema colocado na consola central adota alguns botões físicos para melhorar a operacionalidade em todas as condições de terreno e apresenta ainda a integração com smartphone com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™.

Para reforçar a exclusividade da nova linha Hilux, a Toyota disponibiliza uma ampla gama de acessórios que permitirá aos clientes adaptarem os seus veículos às suas próprias necessidades de trabalho ou lazer. Alguns exemplos são o novo roll-bar desportivo, cobertura elétrica em alumínio da caixa de carga, novo hardtop, e unidade de abastecimento de energia (12v) na caixa de carga.

Motorizações mais potentes

Também a gama de motores da Nova Hilux foi reforçada com um novo e mais potente motor a diesel de 2.8 litros e 204 cv. Com esta motorização, a pick-up da Toyota oferece uns expressivos 500 Nm de binário, permitindo este novo motor acelerar a nova Hilux dos 0 aos 100 km/h em apenas 10,0 segundos (2,8 segundos mais rápido que a unidade de 2,4 litros), oferecendo um consumo médio de combustível de 7,8 l / 100 km e emissões de CO2 de 204 g/km.

Indo ao encontro de clientes mais exigentes em termos de utilização em trabalho e lazer, o novo motor 2,8 litros estará disponível nas versões 4×4 cabina dupla da ‘Tracker’ e ‘Invincible’, com uma opção de transmissão manual de 6 velocidades ou transmissão automática de 6 velocidades.

Dinâmica de condução

O objetivo dos engenheiros ao renovar a Hilux era manter as lendárias capacidades todo-o-terreno e melhorar o conforto em estrada. Garantindo o desempenho em condições extremas de todo-o-terreno, a Hilux é uma das poucas ainda fiéis à sua arquitetura, capaz de suportar melhor e de forma mais duradoura as forças de torção.

O conforto e a dinâmica da nova Hilux foram aprimorados através de melhorias nos sistemas de suspensão e direção hidráulica. A suspensão beneficia de um novo ajuste dos amortecedores dianteiros e traseiros, design aprimorado das molas e novas buchas para combinar uma condução mais suave com impacto reduzido em estradas mais degradadas.

As credenciais fora de estrada da Hilux foram, por sua vez, aprimoradas com uma nova função eletrónica que reproduz o efeito de um LSD mecânico (nos modelos 4×2); a redução da rotação do motor em marcha lenta de 850 a 680 rpm e uma resposta ajustada ao acelerador para maior controlo do condutor; um sistema VSC atualizado; e um novo monitor de ângulo dos pneus.

Uma Hilux “invencível”

A versão topo de gama da nova Hilux, está disponível na variante Cabina Dupla. Os detalhes de estilo exterior exclusivos da versão “Invincible” vão desde a proteção frontal e traseira aos degraus laterais, passando pelas jantes de liga leve de 18 polegadas até à roll-bar e puxadores das portas na cor preta.

A bordo, a “invencibilidade” desta versão apresenta um grafismo específico do TFT, detalhes em preto metálico e acabamento cromado preto e até uma chave inteligente. São adicionadas ainda iluminação em azul claro nas portas dianteiras e traseiras e bancos em pele de dois tons. A extensa lista de equipamentos inclui o sistema de navegação, ar condicionado automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e um sistema de som JBL Premium de 9 altifalantes que incorpora um amplificador de 800 W de 8 canais e a tecnologia CLARi-Fi.

As vendas da nova Hilux irão começar este ano na Europa Oriental e chegará a Portugal no primeiro trimestre de 2021, não existindo ainda informação relativamente a preços.