Transportes

Santos e Vale integra ferramenta de condução preditiva na sua frota

Santos e Vale integra ferramenta de condução preditiva na sua frota

A Santos e Vale integrou na sua frota automóvel uma aplicação de condução preditiva que tem como objetivo reduzir em cerca de 20% as emissões de CO2 da frota da companhia.

Com esta aplicação, que faz uma monitorização e análise de dados em tempo real e que conta com algoritmos de machine learning, é possível dar instruções aos condutores da empresa para melhorem a sua condução.

Joaquim Vale, administrador da Santos e Vale, explica que “sendo o setor dos transportes um enorme peso nas emissões de CO2 e na pegada ecológica, a nossa política ambiental dá um grande enfoque à redução da emissão de gases nocivos para a atmosfera, e este projeto vem ajudar nesta redução. Além desta iniciativa, a nossa política ambiental inclui várias ações para promover a economia circular e o desperdício zero em todas as áreas da empresa”.

De acordo com a empresa de transportes, a tecnologia agora implementada funciona em tempo real e permitirá “otimizar todos os elos da supply chain no sentido de utilizar menos, gastar menos, poluir menos”.

A Santos e Vale espera integrar grande parte da sua frota neste projeto até ao final do ano e, em 2020, ter já toda a sua frota integrada.