platooning

Scania lidera projeto de investigação europeu sobre platooning

Scania lidera projeto de investigação europeu sobre platooning

A Scania vai liderar um projeto de investigação europeu de três anos que tem como objetivo desenvolver um sistema de platooning nas estradas.

O platooning consiste na implementação de comboios de veículos que circulam juntos e coordenados e que contribuem à redução da resistência aerodinâmica. A introdução deste conceito nas estradas europeias pode contribuir de forma significativa para reduzir a pegada de carbono dos camiões.

A União Europeia estabeleceu o objetivo de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 20%, até 2020. Os veículos pesados contribuem atualmente com 17% do total das emissões de CO2. Através do projeto de investigação COMPANION, no valor de 5,4 milhões de euros, dos quais 3,4 milhões são financiados pelo Sétimo Programa-Quadro da UE, os parceiros deverão identificar meios para implementar o conceito de platooning na prática diária das operações de transporte.

O projeto inclui também a Investigação do Grupo Volkswagen, do Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo (KTH), do Instituto de Informática de Oldenburg (OFFIS) na Alemanha, a IDIADA – Tecnologia Automóvel (Espanha), da Science & Corporation na Holanda e da empresa espanhola de transportes, Transportes Cerezuela.