Quantcast
Transportes

Scania testa camiões de condução autónoma na Europa

Scania condução autónoma

A Scania, empresa de soluções de transporte, obteve autorização da Agência Sueca de Transportes para testar os seus camiões de condução autónoma na autoestrada E4 entre Södertälje e Jönköping. Os testes irão ocorrer em colaboração com a TuSimple, empresa de desenvolvimento de veículos autónomos.

Em comunicado, a Scania revela que os camiões irão entrar no serviço comercial com o Laboratório de Transportes da Scania e serão carregados de mercadoria para as operações de produção da Scania. Os camiões são conduzidos autonomamente, mas, por razões de segurança, são supervisionados por um condutor (Nível 4 na escala de SAE). Um engenheiro de testes também estará a bordo durante os testes para monitorizar e verificar as informações transmitidas ao camião.

“Tanto nos EUA, como na China, os testes já estão a decorrer em camiões de acordo com o Nível 4 em estradas públicas, no entanto, tanto quanto sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia numa autoestrada e com carga”, afirma Hans Nordin, que é responsável pelo projeto Hub2hub (condução na autoestrada entre centros de carga). “Num futuro próximo, esperamos ainda conseguir testar a tecnologia noutros países europeus e na China”, acrescenta Nordin.

“Avançámos tanto no desenvolvimento de veículos de condução autónoma que a tecnologia poderá estar pronta para ser introduzida no mercado dentro dos próximos cinco anos para este tipo de transporte. No entanto, irá demorar mais tempo até que os veículos autónomos para condução em estrada com duas faixas, e em ambientes urbanos, se torne uma realidade”, conclui o responsável pelo projeto Hub2hub.

No final deste ano, a Scania planeia expandir os testes de condução autónoma para abarcar toda a rota entre Södertälje e Helsingborg.