- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Setores da Construção e dos Transportes concentram 20% das empresas criadas em 2019

Entre o início do ano e o final de julho, já foram criadas em Portugal um total de 31 054 novas empresas [1], um aumento de 10,5% face ao período homólogo. Os dados são do Barómetro Informa D&B, que indica que os setores da Construção e dos Transportes reúnem cerca de 20% do total de empresas já criadas este ano.

“Desde o início de 2019, estes dois setores, no seu conjunto, são responsáveis pelo nascimento de um quinto de todas as empresas em Portugal, o que representa três quartos do total do crescimento das novas empresas face a 2018”, diz o estudo.

No setor dos Transportes nasceram mais do dobro de empresas que nos primeiros sete meses de 2018 (2 474 empresas, +112%) para o que contribuiu sobretudo o subsetor do ‘transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’. Na Construção, e reforçando a tendência de 2018, o setor registou um aumento de 31,9% novas empresas face ao período homólogo, sendo este crescimento transversal a todos os subsetores.

Em sentido inverso estão as Atividades Imobiliárias, o único setor que regista menos nascimentos de empresas do que no período homólogo, com uma quebra de 6%. Os dois setores com maior número absoluto de empresas, Serviços empresariais e Serviços Gerais, registam crescimentos de 5,4% e 2,2%, respetivamente.

Importa ainda referir que, até ao final do mês de julho, registaram-se, em Portugal, 8 732 encerramentos de empresas, uma descida de 8,7% face ao período homólogo. Para esta descida contribuíram sobretudo os setores da Construção, Grossista e Retalho, representando mais de dois terços do total da quebra.