Portos

Siemens moderniza transporte de combustíveis em Sines

Siemens moderniza transporte de combustíveis em Sines

A Siemens foi a empresa responsável pelo projeto de modernização industrial da estação de bombagem de combustíveis instalada no porto de Sines. De acordo com a empresa, esta atualização dos sistemas de transporte de combustível de velocidade variável “permite que os produtos sejam transportados eficazmente pelo oleoduto multiprodutos, ao longo de 147 quilómetros, desde a estação de Sines até ao parque de armazenagem em Aveiras de Cima.”

“A estação de bombagem de Sines tem um sistema de três bombas, duas com motores de velocidade fixa e uma bomba com motor de velocidade variável. Foi nesta última que a Siemens instalou os equipamentos adequados ao transporte de combustíveis de velocidade variável, tais como, o motor elétrico SIMOTICS HV Series H-compact – o primeiro do género instalado em Portugal, customizado especialmente para esta instalação – o variador de velocidade e o posto de secionamento”, explica a Siemens.

António Mira, diretor para a indústria da Siemens Portugal, sublinha que “as nossas soluções tecnológicas contribuem para tornar as empresas industriais mais produtivas e rentáveis. Neste projeto, graças à instalação desta nova bomba de transferência de combustíveis, foi possível aumentar a disponibilidade dos equipamentos, bem como a sua eficiência energética e operacional. Desta forma, os combustíveis estão a chegar ainda mais rapidamente aos seus destinos finais.”