Transportes

Siemens testa tecnologia para tornar tráfego mais seguro

tecnologia

A Siemens e um conjunto de parceiros estão a investigar métodos de troca de informações entre automobilistas e sinais de trânsito, no âmbito do projeto europeu Compass4D, com o objetivo de tornar o tráfego mais seguro e mais eficiente.

A ‘Communicating Cars Initiative’, como foi intitulada, une a Siemens, a Universidade de Newcastle e a Câmara Municipal de Newcastle e pretende demonstrar os benefícios de sistemas de transporte inteligentes (ITS) e a conveniência da sua utilização no dia-a-dia nas estradas europeias.

Para isso, foram equipados, com unidades de comunicação, 12 ambulâncias, dois carros elétricos da Universidade de Newcastle e 20 semáforos localizados ao longo das duas artérias principais de tráfego da cidade inglesa.

Com estas unidades de bordo, os veículos enviam aproximadamente dez vezes por segundo mensagens de estado para as ‘roadside units’ que estão integradas nos semáforos. Estas unidades, por sua vez, transmitem a informação recebida para o centro de controlo de tráfego.

“Os condutores dispõem de uma aplicação para visualizar a informação do centro do controlo num tablet. Assim, podem acompanhar a contagem decrescente até à próxima mudança de sinal e receber recomendações de como melhor adaptar o seu modo de condução às atuais condições de trânsito. Quando o veículo de teste estiver a 200 metros do semáforo, o sinal muda para verde sempre que possível. O objetivo é que a integração de informação com recurso à tecnologia permita tornar o trânsito, nos eixos rodoviários, mais seguro, mais fluído e energeticamente mais eficiente, reduzindo ao mesmo tempo as emissões de CO2”, explica a Siemens em comunicado.