Quantcast
Transportes

Terminal do Porto de Leixões é modernizado pela Siemens

A Siemens Portugal vai modernizar o terminal de contentores do Porto de Leixões. Em comunicado, a empresa informa que este projeto, adjudicado à Siemens pela Yilport Leixões, inclui a renovação de um pórtico de cais STS (ship to shore) e três pórticos de parque RMG (rail mounted gantry), já a partir do início de 2022.

A modernização conta ainda com a substituição dos sistemas de acionamento pelos novos inversores SINAMICS S120, bem como dos sistemas de automação existentes pelo SIMATIC S7 Fail-Safe.

 

A par destas intervenções, a Siemens Portugal vai fornecer ainda sistemas anticolisão e de supervisão embarcados e remotos. A multinacional também equipará estes pórticos no Porto de Leixões com novos sistemas de alarme para deteção de incêndios e sistemas de acesso de operadores via RFID (Radio Frequency Identification).

“Este projeto é um reconhecimento, por parte da Yilport Leixões, da capacidade, know-how e experiência da equipa da Siemens, que vai implementar e comissionar todo o projeto e respetivos sistemas, sendo ainda responsável pelo desenvolvimento de serviços de engenharia, do software dos controladores, dos sistemas a fornecer e pela programação dos acionamentos” refere o responsável pela Digital Industries da Siemens Portugal, Luís Bastos.

 

A equipa da Siemens responsável por este projeto – do Cranes Engineering Hub – foi responsável pela intervenção e modernização de cerca de 100 pórticos em dez países: Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, França, Roménia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Moçambique e Aruba.