Mobilidade

Tesla diz ‘Olá’ ao Porto

Tesla diz ‘Olá’ ao Porto

A Tesla inaugurou esta semana um espaço de venda no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, o primeiro espaço permanente da empresa a Norte.

Com 130 metros quadrados, este espaço permitirá aos clientes conhecerem dois modelos da Tesla, que já em setembro de 2017 tinha apostado num conceito semelhante no El Corte Inglés de Lisboa.

Com seis colaboradores, será também neste espaço que os clientes portugueses poderão começar a reservar o Modelo 3 da Tesla, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2019.

De acordo com a Tesla, esta aposta na venda direta permite “educar potenciais proprietários” e fazer com que “os residentes e visitantes aprendam sobre o Modelo S – o primeiro sedan premium 100% elétrico capaz de fazer até 632 km (NEDC) com um único carregamento – e o Modelo X – o veículo utilitário desportivo mais seguro, mais rápido e com a maior eficiência da história”.

O fabricante automóvel diz ainda que a abertura deste espaço a Norte é uma “oportunidade de transformar a experiência de aquisição de veículos aos clientes, permitindo um feedback contínuo com os proprietários e permitindo que novas tecnologias sejam implementadas rapidamente à medida que os carros são construídos, levando-as para os centros de assistência e para as casas dos clientes através de atualizações gratuitas de software over-the-air”.

Atualmente, existem 450 mil veículos da Tesla a circular em todo o mundo e já 500 mil unidades do Modelo 3 encomendadas no mercado europeu, apesar de ainda não ser conhecido o valor de comercialização do veículo que marca o arranque da produção em massa da marca que se especializou em elétricos.

Em outubro, a Tesla anunciou um aumento de 82% nas receitas provenientes da venda de carros no terceiro trimestre do ano, atingindo um resultado líquido de 311 milhões de dólares. De acordo com a companhia, no terceiro trimestre foram vendidos 83 775 carros: 56 065 unidades do Modelo 3 e as restantes dos modelos S e X.

Já no início do ano, a Tesla anunciou que iria reforçar a sua aposta na instalação de estações de supercarregadores em Portugal.  A companhia defende ainda que estes supercarregadores são “uma das soluções de carregamento mais rápidas do mundo, que permite carregar os veículos Tesla em minutos em vez de horas”.