Tráfego aéreo de mercadorias diminuiu 3,1% em novembro

Tráfego aéreo de mercadorias diminuiu 3

O tráfego de mercadorias diminuiu 3,1% a nível mundial em novembro, em comparação com o mesmo período de 2010. Já o tráfego aéreo de passageiros aumentou 4,3%, naquele período, de acordo com os dados da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

Tony Taylor, CEO da IATA, referiu que a “desaceleração económica global se está a refletir no setor do transporte aéreo, sobretudo no segmento de carga, que contraiu 4% desde o início do ano passado”, segundo avança o diário Oje.

No que se refere ao tráfego de passageiros, as taxas de ocupação diminuíram, fixando-se nos 76,3% em novembro, o que representa um retrocesso de 2,2%, em relação a outubro. A IATA refere que este desempenho demonstra que a fragilidade da procura por parte dos passageiros está a superar a habilidade das companhias para ajustarem os respetivos níveis de capacidade. Nos mercados internacionais de passageiros, a procura contraiu 1,5% em novembro, contra o mês anterior, enquanto a procura interna cresceu 1,3% no mesmo período.