Transportes

Transporte verde será uma das prioridades da Scania

A Scania estará até ao final desta semana na Feira Internacional dos Autocarros de Transporte Público e de Turismo (FIAA) com um stand de 1000 metros quadrados. Numa apresentação que decorreu esta terça-feira (23 de maio) durante o evento, o diretor comercial de autocarros da Scania Ibéria, Ignacio Cortezón, explicou qual será a estratégia da companhia para os próximos anos, admitindo que um dos focos estará no transporte verde.

“No que respeita ao mercado, vemos uma renovação importante associada à utilização das novas alternativas de combustíveis. No nosso entender isto não significa que se deixe de utilizar o diesel mas há sem dúvida outras alternativas que se começam a consolidar. Assim mesmo, a nossa tecnologia, desenvolvida tendo em conta as questões ambientais, oferece atualmente uma extensa gama de soluções em todos os segmentos, sempre com vista a reduzir as emissões de CO2. Tendo em conta este objetivo, ainda que atualmente já tenhamos soluções que reduzem notavelmente as emissões como o nosso veículo híbrido, estamos também a realizar provas com um autocarro urbano 100% elétrico na nossa sede na Suécia, que deverá ser dado a conhecer no final deste ano ou no início do próximo”.

“Por outra parte, contamos com uma dilatada experiência em autocarros propulsados a GNC e estamos a desenvolver um veículo de distância intermédia com GNL. Temos ainda outros combustíveis, como o HVO (óleo vegetal hidrogenado) que pode reduzir as emissões em mais de 90%; todos os nossos veículos já podem circular com este combustível. Neste cenário, onde temos que contemplar as necessidades tanto do transporte urbano como de turismo, consideramos que não haverá uma única solução para todos. Desta forma, trabalhamos para oferecer uma ampla gama de alternativas que se adeque a cada tipo de transporte. A sustentabilidade é uma das premissas chave para a Scania, pelo que fomentar um transporte verde ou sustentável é uma das nossas prioridades”, acrescentou.

No âmbito desta estratégia de aposta na sustentabilidade, a Scania Ibérica desenvolveu o projeto ‘Um Scania, Uma Árvore’, uma ação que se compromete a plantar, manter e proteger uma árvore por cada camião e autocarro que a marca vender em Portugal e Espanha. Até agora, este projeto já permitiu poupar à atmosfera mais de 14 000 toneladas de CO2.