Transportes

Uber Freight chega ao mercado europeu

Uber Freight chega ao mercado europeu

A Uber Freight chega este mês ao mercado europeu, estreando-se na Holanda. De acordo com a Bloomberg, a entrada no mercado holandês representa a primeira internacionalização deste serviço da companhia que poderá também estar a planear a sua entrada na Bolsa de Nova Iorque com uma oferta pública inicial.

A Uber Freight é um serviço que conecta as empresas de transporte de mercadorias com proprietários de camiões que se disponibilizam a levá-la ao destino e apesar de se estrear na Holanda, a companhia garante que será possível fazer entregas também fora daquele país.

Para já, e seguindo a mesma estratégia utilizada nos Estados Unidos da América, a Uber Freight irá inicialmente trabalhar diretamente com transportadoras e expedidores. Posteriormente, a empresa irá lançar uma app para alargar o âmbito de atuação do serviço.

“O mercado de transporte de mercadorias europeu é um dos maiores e mais sofisticados do mundo, contudo, os transportadores experienciam muitos dos desafios que enfrentam os seus homólogos nos EUA. O mercado europeu é altamente fragmentado, com os pequenos e médios transportadores a representarem mais de 85% do total do mercado e, tal como EUA, é difícil para estes pequenos negócios responder às necessidades dos expedidores sem o apoio da tecnologia.  A expansão da Uber Freight para a Europa é um importante primeiro passo”, diz a Uber num comunicado oficial.

Recorde-se que em 2018, a Uber anunciou um investimento de 20 milhões de euros num centro tecnológico europeu que se irá dedicar ao desenvolvimento de carros voadores e ainda uma ‘viragem’ estratégica com o objetivo de se transformar numa plataforma multimodal de acesso a vários meios de transporte, incluindo bicicletas, aluguer de automóveis e transportes públicos.