Mobilidade

Volkswagen e Audi testam estacionamento autónomo

Volkswagen e Audi testam estacionamento autónomo

A Volkswagen e a Audi iniciaram recentemente testes para estacionamento autónomo. Estes testes estão a decorrer no Aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, e o objetivo é disponibilizar esta opção em veículos de produção em série já em 2020.

De acordo com os fabricantes automóveis, “no cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no Aeroporto de Hamburgo a partir de casa, utilizando a aplicação e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento.”

Numa nota enviada às redações, a Volkswagen sublinha que está previsto que “este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.”

Johann Jungwirth, Diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen, sublinha que “o projeto piloto de estacionamento autónomo no Aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade Humaburgo. O objetivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro.”