Quantcast
Transportes

Volocopter a caminho da Europa? Drones do futuro apresentados na Alemanha

Volodrone

A mobilidade e, mais concretamente, o transporte de mercadorias poderá estar prestes a sofrer uma verdadeira revolução. Com necessidade de descarbonizar e otimizar as cadeias de abastecimento, as soluções procuradas pelo setor da logística começam agora a incorporar elementos mais disruptivos.

Neste sentido, a DB Schenker e a Volocopter anunciaram estar a desenvolver em conjunto soluções para um mais rápido e menos poluente transporte de mercadorias, tendo apresentado, nos últimos dias, na Conferência Nacional de Aviação, na Alemanha, o drone de transporte pesado da Volocopter.

Segundo anunciado, no aeroporto de Berlim Brandenburg, “inúmeros políticos e representantes da indústria da aviação visitaram o VoloDrone. A aeronave é autónoma e operada eletricamente e pode transportar até 200 quilos de carga com um alcance de até 40 quilómetros”.

“Os nossos clientes exigem limpeza, rapidez e soluções inovadoras para as suas cadeias de abastecimento. Quando as infraestruturas para os meios de transporte convencionais estão sobrecarregados ou são inexistentes, os drones de carga oferecem uma oportunidade para repensar as rotas logísticas. As possíveis aplicações em logística são ilimitadas. Através da nossa parceria com a Volocopter, esta visão está gradualmente a tornar-se realidade. O transporte através de drones está a tornar-se cada vez mais tangível. A Conferência Nacional de Aviação em Berlim oferece-nos uma excelente oportunidade de dar aos políticos alemães uma impressão viva disto”, disse Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

Florian Reuter, CEO da Volocopter, disse: “O nosso VoloDrone será posto em prática onde o transporte terrestre clássico chega aos seus limites em logística, construção ou agricultura. Temos dez anos de experiência de voo e o nosso estatuto avançado no processo de certificações com a European Union  Aviation Safety  Agency (EASA) traz tremendas sinergias para todas as nossas aeronaves. A DB Schenker é um parceiro logístico líder, com o qual estamos a preparar o nosso VoloDrone especificamente para o uso comercial em diferentes aplicações logísticas”.

O VoloDrone exposto na Conferência Nacional de Aviação é uma aeronave de teste da Volocopter com um contentor de transporte da DB Schenker. Em operação comercial, poderá cobrir distâncias de até 40 quilómetros. O drone tem 9,15 metros de diâmetro e 2,15 metros de altura